Monday, February 11, 2013

O DEBUT DA FORMULA FORD BRASIL



Colaboração: Ricardo Cunha
Em outro artigo discuto as origens da Fórmula Ford no Brasil, que remontam aos meados dos anos 60, antes mesmo de a Fórmula Ford existir na Europa! Após uma hesitação inicial, a Ford finalmente resolvera apoiar a categoria no Brasil, que seria disputada em grande parte com carros locais. Muitos dos carros trazidos para participar do Torneio BUA de Formula Ford, em 1970 ficaram por aqui, como alguns Merlyn, um Titan, um Lotus e um Macon. Mas foi tomada a decisão, a meu ver certa, de usar carros feitos em Brasil por Luis Antonio Greco. Estes, chamados Bino em homenagem ao piloto Christian Heins, que morreu em Le Mans em 1963, correram durante muitos anos na categoria, e sem dúvida eram resistentes.

Baseados no Merlyn inglês, Greco construiu 25 monopostos, muitos dos quais foram adquiridos por pilotos gaúchos, com apoio do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul. Havia uma renovada euforia com o automobilismo no Rio Grande do Sul, com a inauguração do autódromo de Tarumã, em 1970. O automobilismo sulino foi muito ativo desde os anos 30, mas a modalidade de corridas praticada no sul era bem diferente da do eixo Rio-São Paulo. Baseando-se no modelo argentino, os gaúchos eram doidos por corridas em estradas de terras, disputadas com carreteras com motores americanos de alta cilindrada. Raras eram as provas em circuitos fechados, em cidades.

Em meados dos anos 60 as estradas passaram a ser cada vez mais indispensáveis, para uma frota crescente, e a inconveniência (sem contar o perigo) das corridas em vias públicas crescia. Para não morrer o automobilismo gaúcho, foi necessário terminar o autódromo próximo de Porto Alegre, prometido desde meados da década de 60, e mudar a face do automobilismo gaúcho.

Com o autódromo veio a necessidade de modernizar a frota competitiva do Sul. As carreteras já haviam sido aposentadas, e o esporte local estava sendo basicamente praticado com carros de turismo modificados, e algum ou outro carro esporte. Curiosamente, o Ford Corcel foi um carro adotado pelos automobilistas gaúchos (e preterido no resto do país), portanto não é de todo surpreendente que os gaúchos tenham se entusiasmado tanto com uma categoria de monopostos com o motor do carrinho que gostavam. E o Automovel Clube do estado ajudou a financiar a festa para a gauchada!

A primeira corrida da categoria foi uma prova do campeonato gaúcho de Fórmula Ford, aberta para pilotos de outros estados. Poucos eram os não gaúchos nesta primeira corrida realizada m 29 de agosto: Chiquinho Lameirão, com o carro da Equipe Hollywood, Pedro Victor de Lamare, os dois de São Paulo, e Alex Dias Ribeiro de Brasília. O resto, só gaúchos. Entre os sulinos, correria o veterano Breno Fornari, vencedor de diversas edições das Mil Milhas, e que naquelas épocas corria com um protótipo Regente. O jovem Leonel Freidrich era o único a correr com um não Bino, um Titan que ficou após o torneio BUA. O kartista Clóvis de Moraes também estava presente nesta primeira prova, assim como o popular radialista Pedro Carneiro Pereira, e alguns outros pilotos que viriam a ter um bom grau de sucesso na categoria, como Cláudio Mueller, Francisco Feoli, Jose Luis de Marchi e Enio Sandler. Outros gaúchos presentes, que teriam sucesso em outras categorias, eram Fernando Esbroglio, César Pegoraro e Rafaelle Rosito.

Ao todo largaram 23 carros. Foram realizadas duas eliminatórias, com 11 e 12 carros, e uma final de 15 voltas, com todos os carros. Para vergonha dos gaúchos, ganhou Francisco Lameirão, um dos poucos não gaúchos na pista, embora Chiquinho já fosse a esta altura um veterano de alto prestígio no automobilismo nacional. De fato, Chiquinho e Rafaelle Rosito haviam disputado a temporada inglesa de 1970, compartilhando um carro, sem grande sucesso sucesso e de certo sem dinheiro, voltando para o automobilismo brasileiro.

Em 12 de setembro se realizaria a primeira etapa do campeonato brasileiro, chamado de Campeonato Brasileiro de Velocidade. É importante frisar que a Fórmula Ford era a única categoria nacional deste ano que seria disputada com provas de curta duração. A tendência de mudar as provas de campeonato brasileiro para sprints começara com a Fórmula Vê. Até então, campeonato brasileiro implicava provas de longa distância e as provas curtas eram domínio dos campeonatos regionais. Com a Fórmula Vê introduziu-se a tendência de provas em baterias, na configuração duas baterias com soma de tempo, duas baterias com final ou três baterias com soma de tempo. Entre outras coisas, os pequenos monopostos não comportavam grandes tanques de gasolina, e a tendência moderna era a adoção de provas em baterias, que possibilitavam melhor espetáculo para o público. Afinal de contas, os pilotos não tinham que se preocupar tanto em conservar seus carros, pois tinham tempo para corrigir pequenos defeitos ou até mesmo avarias de batidas entre as baterias.

A primeira etapa da história do campeonato brasileiro de Fórmula Ford ocorreu em Tarumã. Compareceram 29 carros, com 14 disputando uma bateria, 15 a outra, com 27 carros largando na final (dois quebraram irremediavelmente). Entre as novidades de Tarumã encontravam-se o campeão brasileiro de 1969, o paulista Marivaldo Fernandes, correndo com um Lotus, e os cariocas Milton Amaral, correndo com um Merlyn, e Norman Casari, também de Merlyn. Os três pilotos não só haviam participado do Torneio BUA de 1970, como também eram expoentes da defunta Fórmula Vê. O paulista Sergio Mattos e o brasiliense Olavo Pires também estavam presentes.

Novamente Lameirão pôs água fria na festa dos gaúchos, que apesar da superioridade numérica, tiveram de se contentar com o segundo lugar de Cláudio Muller, além do 4o., 5o. e 6o. lugares. A Hollywood, já desde o princípio do campeonato se configurava forte concorrente, e tinha em Lameirão uma arma letal. A equipe paulista, muito bem preparada e administrada por Anísio Campos, já tinha em pouco tempo atingido um nível de profissionalismo nunca dantes testemunhado no Brasil, nem na época das equipes de fábrica, freqüentemente administradas na base do improviso. Na corrida, infelizmente os dois gaúchos que mais prometiam, Clovis de Moraes e Leonel Friedrich, não participaram da final, Clóvis com o motor fundido, Friedrich por causa de um acidente no seu Titan. Em terceiro, chegara Pedro Victor de Lamare, que tivera alguma experiência com os Fórmula Vê.

A FF brasileira visitou Interlagos pela primeira vez em 31 de outubro, na segunda etapa do campeonato brasileiro. Entre os pilotos, as novidades eram Luis Carlos Moraes e Newton Pereira, de Bino, e Ricardo Di Loreto com um Merlyn. Moraes(não era parente de Clóvis) fez bonito na corrida, composta de duas baterias com soma de tempo, chegando em 5°. Lameirão, vencedor das duas corridas até então, acidentou-se na primeira bateria, e não teve chances na classificação final. Os gaúchos compareceram em peso, e chegaram em 2o., 3o. e 6o. Cláudio Muller foi 2o. mais uma vez, e Clóvis de Moraes finalmente terminou uma prova, em terceiro. Em 6o. Enio Sandler. O vencedor foi mais uma vez um paulista, desta feita Pedro Victor de Lamare, e o quarto lugar ocupado por Marivaldo Fernandes, com o Lotus.

A terceira etapa foi disputada em Interlagos 8 dias depois, em 7 de novembro, com os mesmos protagonistas. A prova novamente foi realizada em duas baterias de 7 voltas, com o resultado final dado pela soma de tempos. Lameirão superou o azar da etapa anterior, e ganhou pela segunda vez no certame nacional, desta feita, chegando na frente de Clovis de Moraes, Pedro Victor e Marivaldo. Norman Casari chegou em 6o. com um Merlyn, em parte porque Alex Dias Ribeiro, que chegara em 5o. recebeu uma punição de 30 segundos, por ter sido empurrado na largada da segunda bateria. Embora o gaúcho Clovis pouco a pouco se configurasse o maior concorrente de Lameirão e da Hollywood, era Pedro Victor de Lamare quem tinha mais chances de bater Chiquinho no campeonato: Lameirão tinha 18 pontos, e Pedro, 17.

A final ocorreria 14 dias depois, novamente em Tarumã. A corrida teve duas baterias de 20 voltas cada, com a soma dos tempos determinando o vencedor. Lameirão acabou vencendo a sua terceira corrida no campeonato (e quarta na categoria), chegando na frente dos dois gaúchos Clóvis e Mueller. Apesar do esforço, Pedro Victor acabou vice-campeão, após obter o 4o. lugar na prova. Em 5o. Leonel Friedrich agora pilotando um Bino, e em 6o. Pedro Carneiro Pereira. Não houve mudanças no “circo” da F-Ford nesta prova. Ao contrário de outras categorias, nas quais havia grande variação de lista de inscritos de prova para prova, a F-Ford teve uma lista razoavelmente estável pelo menos no primeiro ano.

O saldo do primeiro ano da F-Ford fora positivo. Os monopostos obviamente não eram muito rápidos, certamente mais vagarosos do que os FF europeus, pois eram equipados com o motor do Ford Corcel, com preparação limitada, mas ainda assim ofereciam bom espetáculo. Apesar do aparente domínio de Lameirão e da Hollywood, o campeonato foi razoavelmente equilibrado. Os gaúchos tinham superioridade numérica, mas os paulistas se saíram melhor: 1°, 2° e 5° colocados no campeonato (Chiquinho, De Lamare e Marivaldo) . Os carros estrangeiros não conseguiram bater o Bino durante o ano, e a melhor posição de um bólido estrangeiro foi 4°lugar, obtidos pelo Lotus de Marivaldo, na segunda e terceira etapas. O nível de pilotagem foi bom, com um bom mix de pilotos veteranos e novatos. Curiosamente, Alex Dias Ribeiro não marcou nenhum ponto no seu campeonato de estréia em monopostos. Fora dado o passo inicial e a Formula Ford iniciaria a mais longa caminhada de uma categoria de monopostos no Brasil, desfrutando até 1974 o status de principal categoria de monopostos no País, e continuando durante mais 25 anos ininterruptos
Resultado final do Campeonato Brasileiro de Velocidade de 1971

Campeão: Francisco Lameirão (SP), 27 pts.
Vice. Pedro Victor de Lamare (SP), 20
3. Clóvis de Moraes (RS) e Cláudio Mueller (RS) - 16
5. Marivaldo Fernandes (SP)- 6
6. César Pegoraro (RS) - 5
7. Luis Carlos Moraes (PI), Leonel Friedrich (RS), Jose Luis de Marchi (RS), Pedro Carneiro Pereira (RS) e João Luis Palmeiro (RS) - 2
12. Enio Sandler (RS) e Norman Casari (RJ) - 1

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