Thursday, February 14, 2013

Festival de desclassificações

Novos regulamentos e campeonatos frequentemente resultam em desclassificações. Assim foi com a primeira prova do Mundial de Turismo de 1987, em Monza, quando os seis primeiros colocados, todos com BMW, foram desclassificados. Assim, a vitória ficou com um Holden de Allan Moffat e John Harvey. Diga-se de passagem, a primeira e última vitória da marca australiana na Europa.

Em 1976, um novo regulamento foi adotado para a Fórmula Ford brasileira, trazendo-a de volta ao seu início mais humilde e menos potente. O resultado foi a desclassificação de sete dos dez participantes da primeira prova do Gaúcho de Fórmula Ford daquele ano, realizada em Tarumã.

Assim, Amedeo Ferri, que ganhou na pista, teve o desgosto de ter que esperar mais algum tempo pela sua primeira vitória na categoria. Também foram desclassificados Gastão Werlang, Francisco Feoli, Rommel Preto, João Narciso Ferreira, Leo Neicir Lanzini e Ricardo de Souza Baldino. A causa generalizada foi a falta de borboleta do afogador, equipamento de fábrica, o que dava ao motor um pouco mais de potência. Outras infrações foram constatadas.

Os únicos classificados acabaram sendo Henrique Damo e Fábio Bertolucci, enquanto Walter Soldan não concluiu voltas suficientes para se classificar.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

No comments:

Post a Comment